O QUE SÃO SISTEMAS PRINCE, SAC, SACRE...?

Financiamentos - O que são Sistemas Price, SAC, SACRE...?

Comprar um imóvel sem ter todo dinheiro implica em procurar um banco. Dificilmente será tão bom quanto comprar à vista. Mas existem algumas alternativas que podem tornar-se bem interessantes.
O que eu preciso saber antes de conversar com o funcionário do banco?
Ao fazer um financiamento bancário, você receberá um capital sobre o qual incidirão juros. Mensalmente terá que pagar prestações (ou parcelas) até quitar todo o saldo da dívida. Cada prestação tem duas partes: amortização e juros.
PRESTAÇÃO = AMORTIZAÇÃO + JUROS
Amortização é a parte do capital que está sendo devolvida ao banco.
Juros são o "aluguel" do dinheiro que incide sobre todo o saldo da dívida, chamado saldo devedor.
Quando você paga uma prestação, estará pagando não apenas os juros do financiamento, mas também estará amortizando, isto é, devolvendo uma parte do Capital emprestado.
AMORTIZAÇÃO = PRESTAÇÃO - JUROS
A taxa de juros incide sempre sobre o saldo devedor, isto é, sobre o total da dívida.
JUROS = SALDO DEVEDOR x TAXA DE JUROS
O que é Sitema Price?
É um sistema de financiamento que se tornou muito popular no mundo. Muitos o chamam de Tabela Price.
Sistema Price: prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes.
Exemplo:  No pagamento de um empréstimo em seis prestações fixas e iguais, no primeniro mês, a parcela dos juros é bem grande. A da amortização, embora pequena, já devolve uma parte do capital ao banco.
No mês seguinte, os juros vão incidir sobre um saldo um pouco menor. Vai sobrar dinheiro para pagar uma amortização maior. No terceiro mês, os juros incidirão sobre uma dívida menor ainda, sobrando mais dinheiro para a amortização.
No último mês, quase todo o valor da prestação será usado para amortizar o capital já que a parcela dos juros será bem pequena.
Em outras palavras: em um sistema de prestações fixas (Tabela Price), os juros são declinantes e a amortização é crescente.
O que é SAC?
É um sistema de financiamento onde as prestações são diferentes. Entretanto, a parte que se destina a amortizar o Capital é constante. Em outras palavras, enquanto na Tabela Price as prestações são iguais, no SAC, elas são diferentes. Mas, no SAC, as amortizações são iguais.
No SAC, as prestações são decrescentes, o que pode dar mais tranquilidade ao devedor.
O que é SACRE?
No Brasil, alguns financiamentos usam o Sistema SACRE (Sistema de Amortização Crescente) que possui características do SAC (Sistema de Amortização Constante) e do Sistema Price. Periodicamente, há um ajuste pela Taxa Referencial de Juros (TR) que ocupou o lugar da correção monetária em muitos contratos imobiliários.
O que é melhor: Sistema Price ou Sacre?
Em financiamentos imobiliários no Brasil, foi feita uma mudança radical no Sistema Price. Devido às altas taxas de inflação, foram adotados indexadores ou juros variáveis como a TR, por exemplo, para reajustar as prestações e o saldo devedor. Assim, a filosofia do Sistema Price (ter prestações fixas) foi mudada. Se o cliente tiver reajustes salariais abaixo da variação da TR, ele pode encontrar dificuldades pela frente.
Por outro lado, os Sistema SACRE impõe uma prestação inicial muito alta. Em compensação, ela é decrescente, depois de pouco tempo, o que facilita seu pagamento ao longo do prazo. Isso acaba reduzindo o número de mutuários em atraso.
Dicas
  • Evite comprometer, inicialmente, mais de 25% de sua renda com a prestação de um imóvel.
  • Prefira os modelos SACRE e SAC que reduzem a chance de você ficar inadimplente.
  • Use parte do saldo do seu FGTS para reduzir a dívida.
  • Seja conservador: nunca entre em dívidas que exijam o limite máximo de sua capacidade de pagamento.

Fonte: Seu imóvel - Como Comprar Bem - Mauro Halfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário